A internet e o marketing
O crescente acesso à rede provocou uma mudança radical na prática do marketing: o ponto-de-venda e a promoção passaram a coexistir num mesmo canal. Em alguns casos, um mesmo canal promove o produto, promove a sua entrega e viabiliza o pagamento.
A presença física do comprador
O que ocorre com a segmentação? Ela evolui. Os grupos atendidos podem estar geograficamente dispersos, e isso equivale a uma nova revolução em termos de estudo de mercado, planejamento de custos, precificação e customização. Com o advento da internet, as grandes empresas passaram a disputar pequenos mercados que antes não tinham atratividade. Por outro lado, agora elas enfrentam a concorrência de pequenos atores que antes ficavam restritos à sua área geográfica de atuação.
O hábito de compra também mudou com a internet. A presença física, tanto do comprador quanto do vendedor, torna-se cada vez menos desnecessária.
O aumento do poder da marca
Nesse ambiente de internet, uma marca forte tornou-se um diferencial competitivo de valor inestimável. A maioria de nós, ao navegar, está em busca de novas informações, novas experiências. Por este motivo, costumamos preferir os sites sobre os quais já temos algum tipo de informação que nos leve a acreditar que visitálos pode ser interessante.
O marketing de serviços
Implica outras variáveis além daquelas do marketing de produtos, por diversas razões. Gröroos define como uma atividade, ou uma série de atividades, de natureza mais ou menos intangível, que é fornecidade como solução para os problemas dos clientes.
O fato do cliente participar do processo de produção e entrega, bem como a imposição funcional de que o controle de qualidade e o marketing se dêem simultaneamente à produção e ao consumo do serviço configuram um quadro bem mais complexo.
O atendimento ao cliente e a customização
Os produtos e serviços estão cada vezmais parecidos. As empresas adotam práticas de benchmarking em ritmo acelerado, a tal ponto que é difícil para o consumidor comum perceber diferenças entre as ofertas de fornecedores diversos. Portanto, o cliente acaba dando preferência a opções nais quais os serviços gerem valor agregado, criando assim nítida vantagem sobre os concorrentes.
Os consumidores vêm dando cada vez mais importância à customização. Por outro lado, com a crescente automação dos processos, as organizações procurarão reduzir custos, tendo em vista o atendimento a um mercado de massa. Presume-se que a customização envolvendo contato pessoal ganhará maior exclusividade, ficando reservada a clientes especiais, segmentados pelo seu poder de gerar lucratividade para a empresa ou, em alguns casos, retorno institucional.
A responsabilidade social e o marketing
O crescente acesso à rede provocou uma mudança radical na prática do marketing: o ponto-de-venda e a promoção passaram a coexistir num mesmo canal. Em alguns casos, um mesmo canal promove o produto, promove a sua entrega e viabiliza o pagamento.
A presença física do comprador
O que ocorre com a segmentação? Ela evolui. Os grupos atendidos podem estar geograficamente dispersos, e isso equivale a uma nova revolução em termos de estudo de mercado, planejamento de custos, precificação e customização. Com o advento da internet, as grandes empresas passaram a disputar pequenos mercados que antes não tinham atratividade. Por outro lado, agora elas enfrentam a concorrência de pequenos atores que antes ficavam restritos à sua área geográfica de atuação.
O hábito de compra também mudou com a internet. A presença física, tanto do comprador quanto do vendedor, torna-se cada vez menos desnecessária.
O aumento do poder da marca
Nesse ambiente de internet, uma marca forte tornou-se um diferencial competitivo de valor inestimável. A maioria de nós, ao navegar, está em busca de novas informações, novas experiências. Por este motivo, costumamos preferir os sites sobre os quais já temos algum tipo de informação que nos leve a acreditar que visitálos pode ser interessante.
O marketing de serviços
Implica outras variáveis além daquelas do marketing de produtos, por diversas razões. Gröroos define como uma atividade, ou uma série de atividades, de natureza mais ou menos intangível, que é fornecidade como solução para os problemas dos clientes.
O fato do cliente participar do processo de produção e entrega, bem como a imposição funcional de que o controle de qualidade e o marketing se dêem simultaneamente à produção e ao consumo do serviço configuram um quadro bem mais complexo.
O atendimento ao cliente e a customização
Os produtos e serviços estão cada vezmais parecidos. As empresas adotam práticas de benchmarking em ritmo acelerado, a tal ponto que é difícil para o consumidor comum perceber diferenças entre as ofertas de fornecedores diversos. Portanto, o cliente acaba dando preferência a opções nais quais os serviços gerem valor agregado, criando assim nítida vantagem sobre os concorrentes.
Os consumidores vêm dando cada vez mais importância à customização. Por outro lado, com a crescente automação dos processos, as organizações procurarão reduzir custos, tendo em vista o atendimento a um mercado de massa. Presume-se que a customização envolvendo contato pessoal ganhará maior exclusividade, ficando reservada a clientes especiais, segmentados pelo seu poder de gerar lucratividade para a empresa ou, em alguns casos, retorno institucional.
A responsabilidade social e o marketing
Analisemos primeiramente o ambiente interno. As ações de responsabilidade social, priorizando o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários, as ações de medicina preventiva e remuneração adequada pelo serviço prestado, decerto motivam equipes. Além disso, aumentam a produtividade e a lealdade para com o empregador, gerando assim maior lucratividade, menor rotatividade da mão-de-obra e menor (continua...)
O empreendedorismo
O marketing e a nova ordem mundial
O marketing e a tecnologia
Um comentário:
Olá Cadu, estou colocando um link do seu blog no meu.Obrigado por me linkar, excelente trabalho.
Abraços
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