Gestão estratégica de pessoas


Gestão estratégica de pessoas


Você já deve ter ouvido falar em metas e estratégias em sua organização.
E o que significa estratégia?
Albuquerque (2002, p.38) a define como "formulação da missão, dos objetivos da organização, bem como de políticas e de plano de ação para alcançá-los, considerando os impactos das forças dos ambientes e a competição".

Você já deve estar ciente de que se trata de um elemento vital para as organizações.
As organizações necessitam definir uma visão estratégica, a fim de se posicionarem de forma adequada no cenário globalizado, comenta Fleury (2002).
Tachizawa, Ferreira e Fortuna (2001, p.61) definem gestão estratégica "como conjunto de decisões tomadas previamente acerca do que deve ser feito a longo prazo. Gestão, em síntese, é por em prática uma estratégia tanto no nível microssocial quanto no nível macrossocial, ou seja, operacionalmente, as estratégias devem direcionar a gestão da organização".


E como será a gestão estratégica de pessoas?
Fleury e Fleury (2000, p.58) destacam que "o primeiro marco de estruturação e formalização do sistema de gestão de pessoal aconteceu com a introdução do taylorismo-fordismo nas empresas, quando se definiram alguns princípios para gestão de pessoal e contratualização das relações empregatícias". Com isso os autores ressaltam que as pessoas eram selecionadas a partir da premissa de "o homem certo para o lugar certo" .
Podemos concluir que se assemelha à visão mecânica do mundo que discutimos anteriormente.
Isso é gestão estratégica de pessoas?
Esses autores evidenciam que na gestão estratégica de pessoas "as políticas de gestão de pessoal não devem ser passivamente integradas às estratégias de negócio, mas devem ser parte integrante desta estratégia" (FLEURY; FLEURY, 2000, p.62).
Quais as principais mudanças no ambiente organizacional em decorrência da gestão estratégica de pessoas?


Eis algumas dessas mudanças em relação ao enfoque que predominava anteriormente:
• a importância atribuída ao desenvolvimento do empregado como recurso fundamental para a consecução das estratégias empresariais;
• a importância do desenvolvimento do trabalho em equipes;
• a gestão da cultura para o sucesso organizacional (FLEURY; FLEURY, 2000, p.63).


Como relacionar a gestão de pessoas à estratégia organizacional?
Albuquerque (2001, p.40-41) destaca que "a estratégia de recursos humanos deve seguir as etapas do processo de formulação e implementação da estratégia coorporativa baseando-se na visão do negócio para desenvolver as diversas etapas da estratégia funcional que irão integrar a estratégia da organização". O autor chama atenção para necessidade de não ficar somente no discurso, mas buscar formas de obter "vantagens competitivas sustentáveis a longo prazo, com equipes qualificadas e comprometidas com os objetivos mais amplos da organização".
As pessoas consideradas como recursos não têm valorizadas as suas capacidades. Durante muito tempo a área de recursos humanos caracterizava-se mais como um mundo à parte no contexto organizacional e parecia pouco contribuir para os seus resultados.
A área de gestão de pessoas classicamente era dividida em várias subáreas, cada uma delas responsável por assuntos específicos, sem a interação necessária entre as partes. Assim, treinamentos eram planejados e desenvolvidos sem relação com o desempenho que os profissionais apresentavam no trabalho, nem tampouco se associavam às metas organizacionais. Muitos treinamentos eram feitos porque as pessoas tinham interesse, mesmo que já apresentassem os conhecimentos e habilidades que eles objetivavam desenvolver.
Com o passar do tempo, a área que trata de gestão de pessoas deixou de ser um núcleo isolado na organização e passou a ser parte integrante de um todo, que para ter êxito em seu funcionamento, precisava estar muito bem articulada. Com isso, passou a ser mais valorizada na organização. Afinal, as pessoas são essenciais para os resultados desejados por esta e, portanto, merecem atenção.
Dois autores que se dedicam a estudos na área de gestão pessoas chamam atenção para o fato de que "a década de 90, com seus desafios de crescente competitividade e globalização das atividades, levou ao alinhamento definitivo das políticas de gestão de recursos humanos às estratégias empresariais". Mas para isso, salientam que se acrescentou "à prática organizacional o conceito de competência como base do modelo para se gerenciar pessoas" (FLEURY; FLEURY, 2000, p. 64).
Daí nossa opção em abordar o modelo de gestão de pessoas baseada em competências.

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