Orçamento

Orçamento é o plano financeiro estratégico de uma administração para determinado exercício.

Um orçamento, em contabilidade e finanças, é a expressão das receitas e despesas de um indivíduo, organização ou governo relativamente a um período de execução (ou exercício) determinado, geralmente anual, mas que também pode ser mensal, trimestral, plurianual, etc. O orçamento deriva do processo de planejamento da gestão. A administração de qualquer entidade pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, deve estabelecer objetivos e metas para um período determinado, materializados em um plano financeiro, isto é, contendo valores em moeda, para o devido acompanhamento e avaliação da gestão.

O estudo do orçamento, segundo alguns autores, remonta à década de 1920. Na verdade, a gestão organizacional vem tendo saltos de qualidade desde a Revolução Industrial no Século XIX. Esta evolução na gestão proporcionou diversas técnicas na elaboração dos orçamentos, partindo do orçamento tradicional. Surgiram então o Orçamento de Desempenho, o Sistema de Planejamento, Programação e Orçamento (PPBS), o Orçamento Base Zero, o Orçamento-Programa, o Beyond Budgeting, o Rationalization des Choix Budgetaires, dentre outras.

Entende-se por despesa todos os gastos da pessoa ou organização que podem, inclusive, ser classificados de acordo com os fins a que se destinam. Receita é sinônimo dos provimentos recebidos, que também podem ser classificados – basicamente em receitas patrimoniais (relativas a rendas geradas por propriedades), rendas extraordinárias (essencialmente oriundas de operações financeiras, como empréstimos a juros) e rendas tributárias, exclusivas de governos.

Os orçamentos estatais ou públicos são representações dos diversos gastos de um governo; gastos que envolvem saúde, educação, transportes, segurança e defesa, essencialmente; uma das principais funções do poder político é definir o orçamento a partir das receitas geradas pelos impostos e outras formas de arrecadação. Essa atribuição recai tanto sobre o poder executivo quanto sobre o poder legislativo, nas democracias: o executivo propõe e fiscaliza a execução do orçamento, e o legislativo analisa e aprova-o. No Brasil, a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, o Chefe do Poder Executivo possui a competência de iniciar as leis que estabelecerão o Plano Plurianual (PPA), as Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o orçamento (LOA). No Brasil, o órgão responsável pela elaboração e acompanhamento do orçamento público federal é a Secretaria de Orçamento Federal (SOF), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Em Portugal, esse órgão é a Secretaria de Estado do Orçamento, do Ministério das Finanças.

A maioria dos estados também prevê mecanismos de fiscalização do orçamento público por parte do poder judiciário. O Brasil adotou o processo misto, onde o Executivo elabora o projeto de lei do orçamento, para posterior encaminhamento ao Legislativo, que o emenda e aprova-o. A própria Constituição Federal estabelece que cada Poder deve acompanhar e avaliar sua execução financeira, contábil, dentre outras, tendo o Legislativo a competência de exercer o Controle Externo das coisas públicas.

A parte do Direito que estuda as leis sobre orçamentos públicos é o Direito Fiscal ou Orçamentário, ramificação do Direito Financeiro.


Apesar de ser planejado com mais ou menos cuidado, um orçamento pode ser cumprido à risca, ou com sobras ou com falta de recursos planejados.

2 comentários:

Propagar Training disse...

Curso Orçamento Base Zero (OBZ)
Reduzindo Custos de uma Forma Inteligente com Orçamento Base Zero

Atinja suas metas de EBITDA e retorno esperado utilizando o OBZ

O OBZ (Orçamento Base Zero) é uma metodologia criada nos Estados Unidos que permite identificar processos desnecessários e priorizar atividades com isenção, compartilhando com todos os níveis de gestão da empresa o que será aprovado. A aplicação do OBZ melhora a governança corporativa, chamando a atenção dos gestores para a duplicidade de esforços entre os diversos departamentos, oferecendo informações detalhadas sobre risco e retorno, estabelecendo controles mais rigorosos de despesas e identificando oportunidades ainda não exploradas. A documentação gerada para formação do orçamento garante transparência e exposição às oportunidades.


Leia mais: http://www.propagartraining.com.br/agenda/detalhes/orcamento-base-zero-obz-reduzindo-custos-de-uma-forma-inteligente/

Propagar Training disse...

Curso Orçamento Base Zero - OBZ

APLICAÇÃO DO ORÇAMENTO BASE ZERO


Reduzindo Custos de uma Forma Inteligente com Orçamento Base Zero



São Paulo, 26 e 27 de setembro de 2019


Atinja suas metas de EBITDA e retorno esperado utilizando o OBZ

O OBZ (Orçamento Base Zero) é uma metodologia criada nos Estados Unidos que permite identificar processos desnecessários e priorizar atividades com isenção, compartilhando com todos os níveis de gestão da empresa o que será aprovado. A aplicação do OBZ melhora a governança corporativa, chamando a atenção dos gestores para a duplicidade de esforços entre os diversos departamentos, oferecendo informações detalhadas sobre risco e retorno, estabelecendo controles mais rigorosos de despesas e identificando oportunidades ainda não exploradas. A documentação gerada para formação do orçamento garante transparência e exposição às oportunidades.

Principais funções:
Reduzir gastos corporativos em empresas em crise ou saudáveis financeiramente, que desejam melhorar a performance por meio dos seus indicadores de resultado e conhecer, no detalhe, todas as áreas da empresa.
Essa metodologia é utilizada por empresas de alta performance como BRF, Lojas Americanas, Grupo Pão de Açúcar, ALL, Dasa, AB-Inbev, entre outras.

Benefícios do OBZ:
• Criação de um orçamento participativo.
• Integração do orçamento a atual estratégia da empresa.
• Permite visão clara das atividades que não agregam valor à companhia.
• Documentação gerada ajuda a garantir credibilidade nas bases para efeito de auditoria ou em processos de fusões e aquisições.
• Ajuda ao CEO entender quais são todas as áreas que existem na empresa e sua missão.
• Ferramenta facilita garantir o alcance das metas de EBITDA e retorno esperados.

Informações Importantes:
Data e horário: 26 e 27 de setembro de 2019 (1° dia até 20hs)
Local: Avenida Paulista, 807 – 18. andar – CJ.1801 – Cerqueira César – São Paulo/SP

Público-Alvo:
CFOs, controllers, gerentes e diretores das áreas financeira e de contabilidade de pequenas, médias e grandes empresas, bem como consultores e profissionais do departamento de orçamento.

Objetivo principal:
Após as 16 horas de curso, os profissionais estarão aptos a implantar o Orçamento Base Zero nas empresas e coordenar ou ter uma participação contributiva na implantação, em caso de contratação de consultoria especializada.

Instrutor
Possui mais de 20 anos de experiência na área financeira participando de diversos projetos de implantação de orçamento, diagnósticos e melhoria de performance. Anteriormente trabalhou na Galeazzi & Associados, Santander, Unibanco, Atento Brasil e Brahma (atual AB-InBev). Tem formação em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie em São Paulo e diversos cursos de especialização em finanças. É especialista em Gestão Financeira e Business Intelligence, atuando como gerente foi responsável por liderar times nas áreas de administração, financeira, controladoria, além de gerenciar Joint Ventures. René ajudou a analise de investimentos, due diligences, integrações, sinergias, reestruturações de áreas financeiras, implantações de modelos de BSC e Sistemas de Qualidade (ISO 9000), e modelos de plano econômico/financeiro em instituições financeiras, telecom, agrícola, educação e varejo no Brasil e na Colômbia.

INVESTIMENTO
Consulte – nos.


Plantão tira-dúvidas: durante uma semana, logo após o término do curso, os participantes poderão esclarecer dúvidas, via e-mail, com o palestrante.

Este e qualquer outro curso da Propagar Training pode ser realizado In Company.

Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 / (11) 98374 6926 WhatsApp ou através do e-mail: contato@propagartraining.com.br


Leia mais: https://www.propagartraining.com.br/agenda/detalhes/curso-orcamento-base-zero-obz/