O grau de alavancagem operacional mede a variação percentual na receita operacional em relação à alteração percentual nas vendas. Como os custos operacionais de uma empresa são divididos em fixos (aluguel, seguro etc.) e variáveis (matéria-prima, energia etc.), uma empresa com capacidade ociosa pode aumentar suas vendas incorrendo em uma elevação nos custos em menor proporção que aquele aumento nas vendas.
Alavancagem operacional ocorre quando um crescimento de x% nas vendas provoca um crescimento de n vezes x% no lucro bruto. O efeito de alavancagem ocorre pelo fato de que os custos fixos são distribuídos por um volume maior de produção, fazendo com que o custo unitário da mercadoria seja reduzido.
O fator n é denominado grau de alavancagem operacional.
Por exemplo, para uma empresa em que todos os custos são fixos, todo adicional de vendas traduz-se em um adicional equivalente na receita operacional, já que os custos permanecem os mesmos em qualquer nível de produção. Já uma empresa que apresenta elevados custos variáveis, proporcionalmente aos custos fixos, terá um aumento em suas receitas operacionais menor que o aumento nas vendas, porque os custos de produção acompanham este aumento.
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