Os custos de produção geralmente são os maiores problemas nas micro e pequenas empresas. Seus gestores, muitas vezes carentes de informações confiáveis, elaboram seus preços de forma inadequada, sofrendo em muitos casos prejuízos que acabam provocando uma necessidade cada vez maior de recursos financeiros.
Para que se obtenha um controle eficiente de todos os custos que incidem na produção de determinado produto, necessário se faz a implantação de uma planilha que contenha todas as informações para se imputar com segurança os custos ao produto. Esta planilha deverá conter basicamente as seguintes informações: composição do custo de fabricação de cada produto, incluindo-se nestes os custos de matéria-prima e mão-de-obra direta, as despesas de comercialização, os custos fixos mensais da empresa, o lucro desejado e o volume ideal de produção e comercialização.
Mas, o que são custos variáveis, custos fixos e despesas variáveis?
Vejamos um a um:
Custos variáveis:
São os custos que variam de acordo com o volume de produção. Como exemplo podemos citar: a matéria-prima, a mão-de-obra, embalagem, etc.
Custos Fixos:
São aqueles que se mantém inalterados em função da produção da empresa. Podem ser citados: aluguel da fábrica, salários de empregados, encargos sociais, propaganda, depreciação, etc.
Despesas variáveis:
Ocorrem quando da venda dos produtos e são as chamadas despesas de comercialização. Ou seja: impostos, comissões dos vendedores, representantes, etc.
Outro aspecto importante que deve ser levado em consideração é a Margem de Contribuição. Ela é resultante da diferença entre o preço de venda e os custos e despesas variáveis. Recebe este nome, pois contribui para a cobertura dos custos fixos e a geração do lucro desejado pela empresa.
Este número é muito importante a gestão da empresa, pois permite o cálculo do Ponto de Equilíbrio, o qual representa o valor ou a quantidade de produtos a serem vendidos, necessários para cobrir os Custos Fixos da empresa e gerar o lucro pretendido por seus proprietários.
Controle e apuração dos custos exige Planejamento e Controle. O gestor deverá antecipadamente planejar seus custos, de acordo com a produção estimada, monitorá-los durante o processo produtivo e avaliá-los constantemente, comparando o previsto com o realizado, para evitar distorções ou até mesmo gastos desnecessários que podem vir a absorver os resultados que a empresa espera.
A implementação, monitoramento e avaliação do controle de custos permite a empresa uma visão constante da sua real situação operacional, permitindo correções de percurso que ajudarão sobremaneira a sua gestão e a conseqüente alavancagem dos lucros pretendidos.
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