O Custo de Estoque pode ser desmembrado em quatro partes:
- Custo de aquisição (aquisiton cost) - Corresponde ao preço do fornecedor e dos processos para disponibilizar a matéria-prima na empresa
- Custo de armazenagem (warehousing cost) - Abrange os custos gerados pelo armazém (área, instalações, equipamentos, estrutura de estocagem, sistemas de movimentação de materiais e mão-de-obra, entre outros)
- Custo de falta (stockout cost) - Custo da indisponibilidde de estoque de um produto solicitado pelo cliente, podendo implicar perda parcial ou total da venda ou até mesmo do cliente. Abrange custos como lucros não auferidos em função de venda perdida e pode gerar custos adicionais quando força a urgente reposição, em função de compra ou mudança não planejadas
- Custo do pedido (order cost) - Custo relativo da estrutura necessária ao funcionamento do suprimento (ou custo por cada entrega realizada pelo fornecedor). Abrange custos como os de pedido e reclamações de compra, recebimento, controle de qualidade (inspeção de recebimento, movimentação de materiais, pagamentos etc)
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